Foi minha filha, com 6 anos à época, quem me fez pensar pela primeira vez no assunto. Ela queria saber se Adão tinha umbigo uma vez que foi criado por Deus e não fruto de uma gestação. Para respondê-la comecei a pensar na criação do homem descrita em diversos textos existentes - Bíblia, Torá, Alcorão, Vedas, Bhagavad Gita, Daode Jing e até a literatura científica. Interessante observar que a descrição da aparência do ser humano no processo da criação só é mencionada nos textos Judaico, Cristãos e no Alcorão. Aparentemente desde os primórdios os orientais já se preocupavam mais com o interior e com a jornada do que com as aparências.
Entretanto, após satisfazer a curiosidade dela, fiquei com uma dúvida. Pra que serve o umbigo de Deus? Alguns podem questionar por que afirmo que Deus tem/teve/terá um umbigo. Vou utilizar uma passagem da Bíblia por ser o texto mais conhecido para explicar. Em Gênesis 1:26,27 é dito: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou (...) Além disso o relato no Torá e no Alcorão são extremamente similares. Então o homem originalmente foi criado para ser um refletor da imagem de Deus na criação. Logo, se somos um reflexo da imagem de Deus, apresentamos ao mundo o umbigo de Deus em nossa barriga.
Retornando a dúvida inicial: Qual seria a função do umbigo divino? Não há respostas, até onde encontrei, nos textos religiosos. Então podemos especular a vontade e cada um que se importe com a questão pode acolher a proposição que mais lhe apetecer. Particularmente creio ser o local por onde Ele recebe as preces de seus fiéis, satisfazendo assim o Ego divino.


Nenhum comentário:
Postar um comentário