quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Paralelo

Acidente automobilístico, vítima fatal na cena, condutor vítima de traumas múltiplos com fratura de fêmur, pelve e zigomático esquerdo, tatuagem traumática em andar superior do abdome, glasgow 13 ao primeiro atendimento.
Estava tudo bem mas caí em um buraco na estrada. Olho em volta e vejo minha namorada que não me responde. Tento tocá-la mas uma intensa dor na barriga não me deixa mover. Não sei quanto tempo depois chegou alguém me perguntando coisas em uma velocidade muito rápida, não conseguia responder a tudo.
Taquicardia, hipotensão, perfusão inadequada, iniciada infusão de cristalóides. Realizada imobilização em prancha rígida. Feito contato com o HPS para transferir o paciente.
Minha cabeça está leve e sinto a todo momento que estou quase desmaiando. Não consigo mexer mas ao menos dói menos o corpo e a barriga. Alguém falou alguma coisa sobre um hospital.
A admissão manteve quadro hemodinâmico estabilizado após infusão de 2000ml de cristalóides, FAST com liquido livre no abdome, TC de abdome com lesão esplênica grau III e hepática grau IV, TCC com fratura temporal e HSAT leve. Optado por conduta expectante, infusão de concentrado de hemácias, monitorizado com PiA e sonda vesical de demora, aguarda vaga no CTI.
Não sei onde estou, fico tonto olhando as lâmpadas passando na minha frente. Quando finalmente pararam ouvia ao meu lado gemidos e gritos. Conversaram comigo mas não consegui entender bem. Passaram um trem na minha barriga e apertaram, me colocaram em um tubo sufocante e depois me espetaram várias vezes e enfiaram uma borracha ardida em mim. Tento conversar mas ninguém me responde. 
Após admissão no CTI os índices hematimétricos seguem em queda, com necessidade de nova hemotransfusão, infusão de volume e inicio de noradrenalina. Solicitada reavaliação da cirurgia que mantém conduta expectante. Evolui com rebaixamento do sensório sendo realizada intubação orotraqueal em sequência rápida. A despeito da reposição volêmica ocorre acidose metabólica láctica e disfunção de múltiplos órgãos.
Cada vez a sensação de desmaio fica maior, minha mente parece um borrão, não penso direito, a respiração fica mais rápida e pesada. De repente me deitam e vejo apenas os olhos azuis que me olham de cima dentro dos meus olhos. Devagar aquele azul me envolve e me leva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A opressão do self

Espero que a Karina não tenha esquecido seu lanchinho Foi preparado com amor e carinho Nesse cotidiano cada vez mais mesquinho É preciso um ...