sábado, 3 de abril de 2010

Só Freund explica?

“A não superação do complexo de Édipo fez com que você se tornasse dependente emocionalmente de sua mãe e nutrisse um sentimento negativo quanto ao seu pai…”

“O fato de eles não comparecerem ao seu jogo causou esse sentimento de
abandono…”

“Se não houvesse acontecido…”
Engraçada essa sensação de que não somos responsáveis pelo modo como somos. Aliás, pelas características negativas que apresentamos em um certo período da vida - período esse que pode ser toda a vida responsável, imputável. Não nego a importância dos acontecimentos da infância, da criação. Ou dos desbalanços dos neurotransmissores. Apenas acredito na possibilidade de mudança de padrões de comportamento não adaptados por meio da vontade de uma pessoa. Mesmo que essa vontade se exteriorize como a busca por apoio. Ou quero acreditar. Estou com vontade de me responsabilizar pela minha vida, o bom e o ruim. Quero minha vida pra mim.
(Postado originalmente em 09/08/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A opressão do self

Espero que a Karina não tenha esquecido seu lanchinho Foi preparado com amor e carinho Nesse cotidiano cada vez mais mesquinho É preciso um ...